PROJETO "VIVENCIANDO HISTÓRIA" NA FAZ. IBICABA EM CORDEIRÓPOLIS

A História do Brasil sob diferentes aspectos - MÍNIMO DE 25 ALUNOS

Origem: São José do Rio Preto

Imagens

O que está incluído?

      Transporte em ônibus executivo, com ar, TV, DVD e frigobar acima de 25 alunos, abaixo de 25 alunos o transporte poderá ser feito em micro-ônibus
       Lanche de bordo e bebida na ida e água na volta

       Café da manhã, almoço e lanche

       Equipe de monitores e educadores uniformizados e equipados com rádio comunicador.

      02 professores por ônibus

      1 Guia de Turismo credenciado no Mtur por ônibus

      01 Socorrista

      Seguro viagem

    ** Valores aproximados, variando de acordo com o número de alunos, transporte e data. Entre em contato para o seu orçamento.

Introdução

PROJETO VIVENCIANDO A HISTÓRIA

Através de um método provocativo, os alunos irão participar de dinâmicas priorizando a descoberta, a investigação e a observação, utilizando o material especialmente desenvolvido pelos profissionais da Ivian, com mapas, planilhas e figuras ilustrativas. Com o auxílio de nossos educadores e de personagens da história representados por atores profissionais, os alunos serão conduzidos no tempo, voltando ao séc. XIX.

A atividade é desenvolvida nos pontos históricos da fazenda (museu do café, casa sede, senzala braçal, senzala doméstica, capela e colônia), onde os alunos deverão tirar conclusões sobre a história do local. O fechamento é feito por um de nossos historiadores, que confronta as respostas dos alunos e complementa com informações importantes e assuntos abordados em sala de aula.

O PROJETO VIVENCIANDO A HISTÓRIA TRABALHA AS SEGUINTES COMPETÊNCIAS:

Pensamento crítico – ao ter contato com os personagens e suas histórias conflitantes.

Repertório Cultural – envolve as culturas estrangeiras dos negros cativos e dos imigrantes.

Comunicação – é necessária para que os alunos trabalhem em grupo e busquem os resultados da atividade.

Argumentação – ao adquirir conhecimento e questionar as opiniões apresentadas.

Empatia e cooperação – entre o próprio grupo, com a fazenda, com os personagens e com os outros grupos.

Responsabilidade e cidadania – são competências geradas durante toda a atividade.

Locais: Fazenda Ibicaba, em Cordeirópolis, ou Fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Jundiaí.

Objetivos - Com o objetivo de viabilizar a preservação e divulgação da história da escravidão, do ciclo do café e da imigração européia, além de apresentar as escolas uma proposta de ensino através do turismo pedagógico, onde os alunos poderão receber informações importantes em História, Geografia, Ciências e Arte num mesmo local, vivenciando os temas abordados, a Ivian desenvolve esse projeto de natureza educacional, aliadas as atividades ecológicas e de lazer, dirigido a estudantes do ensino fundamental e médio.

Duração: meio período.

Para período integral, o colégio deverá definir duas atividades opcionais abaixo:

Da Fazenda à Xicara - Através de explicações e recursos como imagens, mudas de café, amostras de café e a própria estrutura da fazenda, nosso educadores mostrarão aos alunos, de forma expositiva, todas as etapas do café, desde o plantio até o chegar ao consumidor final. Os alunos receberão uma imagem colorida que mostra todo esse ciclo e terão a oportunidade de plantar uma muda de café na fazenda.

Atividade lúdica sobre reciclagem - Através de uma grande brincadeira, os alunos deverão distribuir materiais recicláveis, simbolizados por imagens, nos recipientes adequados, enfrentando um grande vilão, o “Sr Poluição” e respondendo a questões relacionadas ao meio ambiente. De uma forma divertida, os alunos aprenderão sobre a importância da nossa participação no processo de reciclagem.

Coleta e analise de água - Conduzida por biólogos da Ivian, essa atividade permite aos alunos coletarem diversas informações da água do lago da fazenda, como turbidez, acides, cor, etc. O grupo receberá todo o material necessário para o desenvolvimento da atividade bem como uma planilha para anotar os resultados obtidos. As planilhas preenchidas pelos alunos serão entregues ao Colégio.

Arte - Baseado nas obras de Vick Muniz, que brinca com a ilusão da visão. O espectador ao ver o todo identifica algo conhecido, mas ao analisar seu conteúdo, aproximando-se da imagem percebe outra coisa, ou seja, o material utilizado que na verdade resulta, na maioria das vezes, um emaranhado de formas e cores. Os alunos, como o artista, utilizarão para executar suas obras materiais diversos como: pó de café, açúcar, poeira, areia, macarrão, chocolate e objetos do cotidiano de uma gama sem fim. Essa atividade pode ser desenvolvida em inglês!

Níveis: Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio

Projetos desenvolvidos e executados por Ivian Expedições Educacionais





Versão para Impressão

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Roteiro Detalhado

01:30 - Apresentação e Conferência de Documentos em frente ao colégio

02:00 – Saída para Fazenda N.S. da Conceição em Jundiaí ou Fazenda Ibicaba em Cordeirópolis

09:00 – Chegada na Fazenda

10:00 – Projeto “Vivenciando a História”

12:00 – Almoço 

13:00 – Projeto da Fazenda à Xícara ou Atividade Lúdica de Reciclagem ou Coleta e analise de água ou Arte

16:30 – Lanche da tarde

17:00 – Retorno

23:00 – Chegada prevista em frente ao colégio


Termos relacionados

fundamentaldois mais

Notas Importantes

 ORIENTAÇÕES IMPORTANTES  

 
  1. - É obrigatório levar o Documento de Identidade (RG) ORIGINAL. Caso não tenha, levar a Certidão de Nascimento ORIGINAL acompanhada de alguma identificação com nome e foto (Carteirinha Escolar).
  2. - Lembramos que não podemos atrasar a saída e sem o documento de identidade ORIGINAL da criança o embarque não será possível.
  3. - Quem tiver Plano de Assistência Médica, é obrigatório levar a carteirinha.
  4. - É obrigatório o uso do uniforme escolar durante a viagem.
  5. - Sugerimos que as crianças levem agasalho e uma troca de roupa completa do uniforme (para eventuais necessidades). E que também levem repelente, protetor solar e boné.
  6. - Orientamos para que as crianças não levem objetos de valor, pois eles próprios serão os responsáveis pela guarda dos mesmos.