ESTUDO DO MEIO EM UBATUBA-SP

Viagem dos alunos do Colégio xxx - Mínimo de 30 alunos -- 02 ou 03 noites

Origem: São José do Rio Preto

Galeria

O que está incluído?

  Transporte em ônibus executivo, com ar, TV, DVD

  Lanche de bordo e bebida na ida e água na volta

  Desenvolvimento das atividades conforme roteiro

  Equipe Ivian de monitores uniformizados e equipados com rádio comunicador

  01 Socorrista

  01 Guia de Turismo credenciado no Mtur por ônibus

  Acompanhamento de Socorrista e monitor coruja

  Ingressos e agendamentos

  Hospedagem no Eco Resort Itamambuca

  Refeições mencionadas no roteiro

  Capa de chuva para os alunos (se necessário)

  Cortesia para dois adultos acompanhantes por ônibus

  Seguro Viagem

** Valores aproximados, variando de acordo com o número de alunos, transporte e data. Entre em contato para o seu orçamento.

O que não está incluído?

  • Despesas nas paradas técnicas nos postos de gasolina
  • Despesas com compras "lembrançinhas"

Introdução

O litoral norte de São Paulo forma um rico ambiente para o desenvolvimento de estudo do meio. Mesmo estando inserida em uma das áreas mais populosas do Brasil, conta com uma das mais preservadas regiões de Mata Atlântica e ecossistemas marinhos e uma história importante na formação do Estado desde o ciclo da cana-de-açúcar ao início do ciclo do café.

Metodologia - Através de uma metodologia em estudo do meio, nossas atividades são todas integrativas, onde o educando passa a ser o principal formador do conhecimento e não um receptor, utilizando-se de todos os sentidos, a visão, o tato, o olfato, o paladar e o auditivo, tomando a liberdade de ampliar esse quadro para um “novo sentido”, o de integração ao meio, percebendo como se fosse integrante do ambiente a ser estudado.

Objetivos Gerais - Envolver o educando com o ambiente litorâneo, muitas vezes já conhecido, porem, alterando a forma de compreensão e visualização, percebendo a integração dos aspectos geográficos, físicos e biológicos com a formação histórica do país e a importância atual com relação à dinâmica do clima de diferentes regiões, envolvendo a relação econômica de utilização de organismos marinhos e de exploração turística.

Objetivos específicos:

• Perceber diferenças entre metrópoles, cidades do interior e cidades litorâneas, compreendendo principalmente, as diferenças de moradia, trabalho, vestuário, entre outras.

• Compreender a importância do litoral brasileiro na formação histórica do Brasil, grandes navegações, saídas pelo mar dos grandes ciclos econômicos, ouro, cana de açúcar e café.

• Entender o processo dinâmico de formação de praia, verificar a relação da ondulação do mar com a granulometria da areia, e como fatores de intemperismo, observar o ciclo de maré como evento participante da formação, relacionar os seres vivos como integrantes do processo.

• Observar o ecossistema de costão rochoso, compreendendo suas interações ecológicas e sua importância para o ecossistema marinho como um todo, percebendo zonas de distribuição de fauna e flora por influência da variação da coluna de água no ciclo da maré.

• Perceber a importância do conhecimento da astronomia nas navegações, e dos novos conhecimentos científicos como fatores determinantes nos ciclos marinhos, a gravidade da lua e do sol nas variações da maré, como exemplo.

• Verificar a importância das correntes marinhas na distribuição do calor no planeta, o mar como formador de massa de ar e sua importância no ciclo da água no planeta.

• Analisar as diferenças do ecossistema marinho dos outros ecossistemas, observar os diferentes tipos de seres vivos e compreender as adaptações evolutivas nos seres que vivem neste ambiente.

• Conhecer a distribuição dos organismos, por tipos de locomoção e a distribuição por faixa de luminosidade.

• Analisar como o ecossistema marinho é importante para a economia, verificando a relação econômica com sua fauna e flora, estoque pesqueiro, criações marinhas, fazendas de algas.

• Visualizar aspectos físicos de embarcações, hidro dinâmica, meios de energia, a vela ou motor, entender o que é empuxo, gravidade e outros conceitos físicos, utilizados em barcos.

• Conhecer ecossistema insular, verificando a forma de aparecimento de vida não aquática em lugares distantes, desenvolvimentos isolados.

• Compreender a relação da Ilha de Anchieta com a história de presídios políticos.

• Observar o ecossistema da Mata Atlântica conhecendo suas principais características.

• Entender a relação do ecossistema de manguezais com o ambiente marinho, conhecer as adaptações vegetais para a sobrevivência nesse peculiar ambiente, sua função como berçário e reciclagem de nutrientes para a vida planctônica.

• Identificar os seres vivos estudados em sua classificação biológica, entendendo as características que os distinguem.

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