O que está incluído?
Transporte em ônibus Viação Santa Rita, micro-ônibus ou Van com ar, TV
Lanche de bordo e bebida na ida e água na volta
02 professores por ônibus
1 Guia de Turismo credenciado no Mtur por ônibus
Seguro viagem
Galeria
Introdução
Na região conhecida como “berçário do atlântico” a Brazolin desenvolve um projeto de estudo do meio que coloca os alunos diante de fatos históricos e suas consequências sociais e ambientais através de uma atividade dinâmica e investigativa.
A região do Lagamar é, sem dúvida, uma das mais propicias para a realização de viagens de estudo do meio. O complexo estuarino-lagunar formado pelas ilhas e canais, abriga grande biodiversidade ainda preservada, representada pela fauna e flora dos ecossistemas litorâneos.
Além disso, as cidades históricas de Cananéia e Iguape, com seus ricos patrimônios arquitetônicos, reúnem tesouros da história de nosso país.
Utilizando toda essa riqueza natural e histórica como recurso pedagógico, os alunos serão protagonistas de uma divertida busca pela informação e pelo conhecimento!
1º Dia - Iguape e Ponta Norte da Ilha Comprida
Ao chegar a Iguape, os alunos serão colocados no papel de colonizadores!
Com o auxilio de uma imagem que sugere a região do Lagamar intocada, os grupos deverão apresentar sugestões para proteção, comércio, transporte e povoamento da região. Em seguida, utilizando técnicas de “gamification” faremos com que os alunos busquem informações sobre fatos históricos, sociais e ambientais ocorridos na região, explorando pontos importantes da cidade. Toda a atividade acontece com a mediação dos nossos educadores que, destina alguns momentos para debates e troca de informações, alinhando e ajustando as conclusões dos alunos.
Após o almoço, visitaremos a ponta norte da Ilha Comprida, região que sofreu significativos impactos sociais e ambientais. Com a visualização de construções destruídas pelo avanço do mar, os alunos deverão refletir sobre o que aconteceu ali, quais as causas e consequências.
O dia termina no “Morro do Espia”, local que era utilizado para proteção da cidade de Iguape, onde será possível visualizar do alto, a geografia da região, fechando ali parte das discussões apresentadas durante o dia.
Ao final do dia, seguiremos para hospedagem em Cananéia, parando na saída de Iguape para que os alunos visualizem a barragem construída para tentar barrar as consequências desastrosas da construção do Canal do Valo Grande.
2º Dia - Ilha do Cardoso
Por apresentar diversos ambientes litorâneos (mata de encosta, costão rochoso, manguezal e restinga), o Parque Estadual da Ilha do Cardoso é um local de grande interesse pedagógico e cientifico.
Levaremos os alunos a conhecerem e interagirem com todos esses ambientes, conduzidos por biólogos especializados, monitores e guias locais credenciados e com o acompanhamento de salva vidas habilitados. Os educandos serão inseridos em locais repletos de praticas incomuns aos seus cotidianos, além de aprenderem a pescar utilizando técnicas artesanais apresentadas por um pescador local.
Os alunos farão reflexões sobre a ocupação do espaço geográfico e sua transformação – como era e o que mudou, observando, respeitando e entendendo a importância da Mata Atlântica, da restinga, do costão rochoso e do manguezal.
O deslocamento entre Cananéia e a Ilha do Cardoso será feito com escunas exclusivas.
3º Dia - Ponta Sul da Ilha Comprida e Cananéia
Na ponta sul da Ilha Comprida, os alunos conhecerão um sambaqui, que são formados por acumulação pré-histórica de molusco marinhos que serviram de alimentos para povos primitivos e utilizarão o método de quadrante para identificar a estrutura e composição de uma floresta de restinga.
Num segundo momento, os alunos entenderão como ocorre a formação das praias e os ambientes litorâneos, finalizando com momentos de lazer antes de um almoço típico caiçara.
Retornando para Cananéia, pararemos no centro histórico, onde os alunos deverão identificar contrapontos com a preservação da arquitetura de Iguape. Nossos educadores farão os ajustes necessários para que todos os conteúdos estudados e as descobertas dos alunos se encaixem e se completem.
- O Projeto Lagamar Paulista é um dos roteiros exclusivos da Ivian que utiliza a metodologia ALEM e trabalha as seguintes competências e habilidades:
- • Curiosidade intelectual
- • Cultura / Conhecimento empírico
- • Inclusão para entendimento mútuo
- • Crítica
- • Protagonismo
- • Ética e cidadania
- • Empatia
Versión para imprimir
Roteiro Detalhado
01:30 - Apresentação e Conferência de Documentos em frente ao Colégio
02:00 - Saída com lanche de bordo
04:30 - Parada técnica no Posto
06:30 - Parada técnica para café da manhã
09:00 Visita monitorada ao
12:00 Almoço
13:30 – Saída
14:00 - Visita monitoradao
16:00 - Visita
17:00 – Retorno
23:00 – Previsão de chegada e Desembarque em frente ao Colégio