O que está incluído?
Transporte em ônibus, micro-ônibus ou Van com ar, TV
Água na ida e na volta;
02 professores por ônibus;
1 Guia de Turismo credenciado no Mtur por ônibus
Café da manhã, almoço e lanche em Schmidt
Projetos monitorados por educadores treinados e capacitados
Lazer no parquinho
Piscina
O que não está incluído?
- Passeios opcionais
- Extras de qualquer natureza
- Todo o tipo de bebida ou alimentação não descrito como incluso no Roteiro
Galeria
Introdução
PROJETO MATÉRIA E ENERGIA PARA 1º E 2º ANOS DO FUNDAMENTAL
Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. Criação de locais sustentáveis e reaproveitamento dos materiais. Oficina de brinquedo reciclável, propondo o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.). Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos relacionados a esses materiais e observar a interferência do lixo produzido mal direcionado em nossas rotinas.
Oficina de onde vem a água? Atividade em que iniciaremos o processo de descoberta do ciclo da água, acompanhando desde a pluvial até a chegada nos rios.
Para a realização dessas atividades os alunos encontrarão um personagem morador local que conhece muito bem sobre a natureza e poderá ajudar a todos nesse processo de descoberta, as aventuras desse dia serão muito especiais, com a união do conteúdo e a "gamificação".
PROJETO MATÉRIA E ENERGIA PARA 3º, 4º E 5º ANOS DO FUNDAMENTAL
Aplicação dos conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais) e também para que o aluno seja capaz de entender problemas relativos aos ciclos que envolvem o uso desta.
Oficina de construção mini usina hidrelétrica com os alunos. Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.
Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.
Estudar a influência da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação do solo, dos cursos da água e da qualidade do ar atmosférico.
Para a realização dessas atividades os alunos encontrarão um personagem morador local que conhece muito bem sobre a natureza e poderá ajudar a todos nesse processo de descoberta, as aventuras desse dia serão muito especiais, com a união do conteúdo e a "gamificação".
A "gamificação" na educação refere-se à utilização de elementos tradicionais dos jogos nos processos de ensino-aprendizagem.
Druckversion
Roteiro Detalhado
Meio Período ou Período Integral
7h - Conferência de Documentos e Embarque em frente ao Colégio
7h30 - Saída para Schmitt
8h – Recepção pelos monitores no Recanto Sol e Lua e parquinho
8h30 - Café da manhã
9h - Desenvolvimento do Projeto Matéria e Energia parte I
12h – Almoço
13h – Desenvolvimento do Projeto Matéria e Energia parte II
15h - Encerramento e Roda de Conversa sobre o dia
16h - Lanche da tarde
17h - Retorno
18h - Chegada prevista em frente ao Colégio