PROJETO MATÉRIA E ENERGIA 

Características dos objetos, reciclagem e ciclo da água para o Fund I


Origem: São José do Rio Preto

O que está incluído?

  Transporte em ônibus, micro-ônibus ou Van com ar, TV

  Água na ida e na volta;

  02 professores por ônibus;

  1 Guia de Turismo credenciado no Mtur por ônibus

  Café da manhã, almoço e lanche em Schmidt

  Projetos monitorados por educadores treinados e capacitados

  Lazer no parquinho

  Piscina

O que não está incluído?

  • Passeios opcionais
  • Extras de qualquer natureza
  • Todo o tipo de bebida ou alimentação não descrito como incluso no Roteiro

Galeria

Introdução

PROJETO MATÉRIA E ENERGIA PARA 1º E 2º ANOS DO FUNDAMENTAL

Comparar características de diferentes materiais presentes em objetos de uso cotidiano, discutindo sua origem, os modos como são descartados e como podem ser usados de forma mais consciente. Criação de locais sustentáveis e reaproveitamento dos materiais. Oficina de brinquedo reciclável, propondo o uso de diferentes materiais para a construção de objetos de uso cotidiano, tendo em vista algumas propriedades desses materiais (flexibilidade, dureza, transparência etc.). Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos relacionados a esses materiais e observar a interferência do lixo produzido mal direcionado em nossas rotinas. 

Oficina de onde vem a água? Atividade em que iniciaremos o processo de descoberta do ciclo da água, acompanhando desde a pluvial até a chegada nos rios.

Para a realização dessas atividades os alunos encontrarão um personagem morador local que conhece muito bem sobre a natureza e poderá ajudar a todos nesse processo de descoberta, as aventuras desse dia serão muito especiais, com a união do conteúdo e a "gamificação".


PROJETO MATÉRIA E ENERGIA PARA 3º, 4º E 5º ANOS DO FUNDAMENTAL

Aplicação dos conhecimentos sobre as mudanças de estado físico da água para explicar o ciclo hidrológico e analisar suas implicações na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais (ou locais) e também para que o aluno seja capaz de entender problemas relativos aos ciclos que envolvem o uso desta.

Oficina de construção mini usina hidrelétrica com os alunos. Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Estudar a influência da cobertura vegetal para a manutenção do ciclo da água, a conservação do solo, dos cursos da água e da qualidade do ar atmosférico.

Para a realização dessas atividades os alunos encontrarão um personagem morador local que conhece muito bem sobre a natureza e poderá ajudar a todos nesse processo de descoberta, as aventuras desse dia serão muito especiais, com a união do conteúdo e a "gamificação".

A "gamificação" na educação refere-se à utilização de elementos tradicionais dos jogos nos processos de ensino-aprendizagem.

Versão para Impressão

CLIQUE PARA OBTER VERSÃO PARA IMPRESSÃO

Roteiro Detalhado

Meio Período ou Período Integral

7h - Conferência de Documentos e Embarque em frente ao Colégio

7h30 - Saída para Schmitt

8h – Recepção pelos monitores no Recanto Sol e Lua e parquinho

8h30 - Café da manhã

9h - Desenvolvimento do Projeto Matéria e Energia parte I

12h – Almoço

13h – Desenvolvimento do Projeto Matéria e Energia parte II

15h - Encerramento e Roda de Conversa sobre o dia

16h - Lanche da tarde

17h - Retorno

18h - Chegada prevista em frente ao Colégio

Esgotado. Seja notificado quando um lugar estiver disponível:
Se preferir, contacte-nos através de WhatsApp +551 799 121 2920

Termos Relacionados

fundamentalum